segunda-feira, 26 de abril de 2010


Ajude a salvar nossa Mãe Terra

Em comemoração aos 40 anos do Dia da Terra, o planeta se une em prol do meio ambiente. A campanha Earth Day 2010 visa combater a mudança climática, conduzindo mudanças no comportamento humano, propondo ações de qualidade por um mundo melhor e reunindo organizações e milhões de pessoas ao redor do mundo a participar de atividades para celebrar o Dia da Terra.
A iniciativa é do Earth Day Network, instituição criada em 1970, e parceiros a fim de estimular a preocupação ambiental e gerar atividades para fortalecer a luta contra a relação negativa entre o homem e o planeta Terra. O primeiro Earth Day contou com a participação de 20 milhões de americanos, sendo esta a maior ação de cidadania organizada na história dos Estados Unidos. Em 1990 a campanha ganhou força internacionalmente e atuou em 142 países. Atualmente a campanha visa alcançar mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 190 países.
Além disso, o Earth Day Network acredita que para causar um impacto de longo prazo é necessário engajar os jovens através da educação ambiental para que assim essa nova geração saiba enfrentar desafios futuros e desenvolver ações que ajudem a melhorar o planeta. A campanha envolve indivíduos, escolas e governos por meio da reciclagem, eficiência de energia e programas que criam oportunidade para aproveitar a energia.
No Brasil, uma das ações pelo Dia Internacional da Mãe Terra é a celebração pelos 10 anos da Carta da Terra, declaração lançada em 2000 a pedido da Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O documento trata sobre o desenvolvimento sustentável com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Para marcar a data, será lançada a campanha mundial Começa com Você, que busca fomentar o conceito de “Cidadania Terra” onde os interesses pelo bem comum do planeta estão acima dos individuais. Além disso, alguns canais de televisão terão programações especiais e São Paulo recebe exposição de arte na Avenida Paulista, atividade que faz parte da manifestação SOS Terra 2010.
Para saber mais sobre as atividades do Earth Day pelo mundo, acesse www.earthday.org. Não deixe de conferir as ações da Carta da Terra, pelo site www.cartadaterrabrasil.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário