quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cemitério de Gladiadores achado na Inglaterra

LONDRES - Dúzias de esqueletos sem cabeça encontrados em um terreno no norte da Inglaterra parecem ser os restos de gladiadores romanos, e um deles tinha mordidas de leão, tigre, urso ou outro animal grande, afirmaram arqueólogos.

Especialistas disseram que as novas evidências forenses sugerem que os ossos pertenciam a lutadores profissionais, que normalmente morriam para entreter espectadores.

A maioria dos esqueletos era masculina e parecia maior e mais forte do que a média dos romanos, com sinais de estress muscular nos braços, indicando o treinamento com armas desde a juventude.

A equipe que investiga os esqueletos explicou que as principais pistas eram marcas de dentes carnívoros descobertas no quadril e nos ombros de um deles.

“A presença de marcas de mordidas é uma das evidências mais importantes que nos levam a crer em uma relação com os jogos de arena. É improvável que este indivíduo tenha sido atacado por um tigre quando voltava para casa”, disse Michael Wysocki, conferencista de antropologia forense e arqueólogo que estudou os esqueletos. Supõe-se que as mordidas causaram a morte da pessoa.

York, uma região a 322 quilêmetros ao norte de Londres, era uma das maiores cidades da Bretanha Romana, e especialistas acreditam que grupos de gladiadores viajando pelo Império Romano de vez em quando a visitavam para apresentar espetáculos de luta.

Wysocki acrescentou que os gladiadores eram frequentemente decapitados por piedade, após serem terrivelmente feridos durante as lutas. Todos os esqueletos foram enterrados com olaria, animais e outras oferendas, sugerindo que eram pessoas respeitadas, e não criminosos.

Um comentário: